quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CINEBIOGRAFIA DE BOB MARLEY


A britânica Jenny Ash será a responsável pela cinebiografia de um dos maiores nomes da música mundial: Bob Marley. De acordo com o site “Deadline”, o filme irá focar o ano de 1977, quando o jamaicano viveu em Londres.

O período foi especialmente escolhido por retratar o auge da carreira de Bob Marley, que morreria quatro anos depois, vítima de câncer de pele. Enquanto viveu na capital inglesa, o Rei do Reggae tirou muita onda ao lado dos integrantes do Sex Pistols, que encabeçavam o nascimento do punk, além de realizar o memorável show no Rainbow Theatre.

Com produção da Greencre Films, o único entrave à cinebiografia de Bob Marley é a questão dos direitos sobre as canções do músico, detidos pela Blue Mountain Music em nome de Rita Marley, viúva de Bob.

Acontece que Rita era produtora de outro longa sobre Bob Marley, baseado em seu próprio livro “No Woman No Cry: Minha Vida com Bob Marley” (2004). A questão é: Rita irá liberar os direitos para Jenny Ash?

Não há previsão de estreia para o filme.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pan-Africanismo

Hoje vamos falar um pouco desse assunto que pouca gente tem o conheçimento, mas era um dos principáis pontos que defendia o Rei, Bob Marley. A unificação africana.


O pan-africanismo é uma ideologia que propõe a união de todos os povos de África como forma de potenciar a voz do continente no contexto internacional. Relativamente popular entre as elites africanas ao longo das lutas pela independência da segunda metade do século XX, em parte responsável pelo surgimento da Organização de Unidade Africana, o pan-africanismo tem sido mais defendido fora de África, entre os descendentes dos escravos africanos que foram levados para as Américas até ao século XIX e dos emigrantes mais recentes.

Eles propunham a unidade política de toda a África e o reagrupamento das diferentes etnias, divididas pelas imposições dos colonizadores. Valorizavam a realização de cultos aos ancestrais e defendiam a ampliação do uso das línguas e dialetos africanos, proibidos ou limitados pelos europeus.

Pan-africanismo é um movimento político, filosófico e social que promove a defesa dos direitos do povo africano e da unidade do continente africano no âmbito de um único Estado soberano, para todos os africanos, tanto na África como em diáspora.

A teoria pan-africanista foi desenvolvida principalmente pelos africanos na diáspora americana descendentes de africanos escravizados e pessoas nascidas na África a partir de meados do século XX como William Edward Burghardt Du Bois e Marcus Mosiah Garvey, entre outros, e posteriormente levados para a arena política por africanos como Kwame Nkrumah. No Brasil foi divulgada amplamente por Abdias Nascimento.

Fonte: Wikepdia

sábado, 14 de agosto de 2010

Continuando nessa onda "Jamaica" mais algumas informações, afinal nunca é demais!


DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial: Jamaica
Capital da Jamaica: Kingston
Área: 10.991 km² (159º maior)
População: 2,651 milhões (2005)
Idiomas Oficiais: Inglês -
Moeda: Dólar Jamaicano
Nacionalidade: Jamaicana
Principal Cidade: Kingston, Spanish Town, Portmore

Hino Jamaicano

Salve Nação reggueira, hoje vou trazer uma curiosidade; o hino da jamaica. Na versão orginal e traduzida.

Eternal father bless our land
Guide us with thy mighty land
Keep us free from evil powers
Be our light through countless hours
To our leaders great defender
Grant true wisdom from above
Justice, truth be ours forever
Jamaica, land we love
Jamaica, Jamaica, Jamaica land we love
Teach us true respect for all
Stir response to duty's call
Strengthen us the weak to cherish
Give us vision, least we perish
Knowledge send us heavenly father
Grant true wisdom from above
Justice, truth be ours forever
Jamaica, land we love
Jamaica, Jamaica, Jamaica land we love.


Pai Eterno abençoe a nossa terra
Guia-nos com tua poderosa da terra
Mantenha-nos livres dos poderes do mal
Seja nossa luz por incontáveis horas
Para nossos líderes grande defensor
Garanta sabedoria verdadeira de cima
Justiça, verdade seja nossa para sempre
Jamaica, terra que amamos
Jamaica, Jamaica, terra que amamos Jamaica
Ensine-nos verdadeiro respeito por tudo
Mexa resposta ao chamado do dever
Fortalece-nos a fraqueza de proteger
Dê-nos a visão, pelo menos, nós perecerá
Conhecimento mande-nos o Pai Celestial
Garanta sabedoria verdadeira de cima
Justiça, verdade seja nossa para sempre

Hino Jamaicano

Salve Salve galera, hoje trago uma curiosidade, o hino da Jamaica, país de origem desse rítmo apreciado por nós:

Eternal father bless our land
Guide us with thy mighty land
Keep us free from evil powers
Be our light through countless hours
To our leaders great defender
Grant true wisdom from above
Justice, truth be ours forever
Jamaica, land we love
Jamaica, Jamaica, Jamaica land we love
Teach us true respect for all
Stir response to duty's call
Strengthen us the weak to cherish
Give us vision, least we perish
Knowledge send us heavenly father
Grant true wisdom from above
Justice, truth be ours forever
Jamaica, land we love
Jamaica, Jamaica, Jamaica land we love

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Eaw Nação reggueira, Graças ao Pai, entrei na facul. Por esse motivo vou me ausentar um pouco do blog, mas sempre que puder postarei novas notícias sobre esse maravilhoso mundo do Reggae

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Max Romeo no Brasil

A Intershows/Surforeggae traz mais uma lenda do reggae mundial para perto de você. Após proporcionar a vinda de ícones como Gregory Isaacs, Israel Vibration, Groundation, SOJA, Bambu Station, Don Carlos, Andrew Tosh, Apple Gabriel, Alpha Blondy, Lucky Dube, entre outros, chega a hora do líder de pedidos se apresentar em terras brasileiras... Max ROMEO!

Qual amante da música Reggae não conhece ou já ouviu falar em Max Romeo? Maxi Smith, conhecido mundialmente como Max Romeo, nasceu em 1947 em Saint Jaimes - na Jamaica - e lançou seu primeiro disco, aos 18 anos de idade. Logo na sua estréia, conseguiu repercussão suficiente para que fosse convidado pelos maiores produtores jamaicanos da época, como Bunny Lee e Lee “Scratch” Perry, com o qual produziu um dos albums mais cruciais e importantes do Reggae segundo a crítica internacional – “War Inna Babylon”.

Basta escutar “Three Blind Mice” ou “Chase The Devil” (Hit que foi sampleado inclusive pelo grupo de música eletrônica “Prodigy”) para entender o poder hipnótico das músicas de Max. Responsável por criar no Reggae um gênero batizado de “lyrics”, onde as músicas eram cantadas com três vozes simultâneas, o artista alcançou inclusive as paradas internacionais, como com a música “Wet Dream”, que esteve liderando por semanas o TOP 10 da Inglaterra.

Sua performance no palco e sua técnica vocal continua conquistando elogios tanto do público da sua idade como dos mais jovens, que se rendem ao Reggae do pioneiro jamaicano. Max Romeo é um dos artistas jamaicanos mais bem sucedidos na Europa e Estados Unidos, e se apresenta para verdadeiras multidões por onde passa, chegando a ser atração principal de grandes festivais.

Apaixonado pelo Brasil, o artista inclusive tem dois filhos com nomes de craques do nosso futebol – Romário (com 13 anos) e Ronaldo (com 11 anos). Max anunciou que em 2010 estaria encerrando sua carreira de grandes turnês, e que gostaria de passar por terras tupiniquins. Agora é a hora do público brasileiro e sul-americano se preparar para grandes shows e conhecer mais desse verdadeiro ícone da música jamaicana e mundial. E aqui em Fortaleza o Show será no Biruta dia 10/09.

Ziggy Marley em quadrinhos

A Image Comics anunciou o lançamento de uma HQ escrita pelo músico Ziggy Marley. O título da obra não poderia ser mais adequado: "Marijuanaman" . Marijuanaman conta a história de um super-herói alienigena que vem para a Terra proteger as plantações de maconha, que são essenciais para a sobrevivência de sua espécie. Ziggy Marley criou a história ao lado dos roteiristas de quadrinhos Joe Casey e Jim Mahfood.

"Eu leio histórias em quadrinhos desde moleque. Estou muito animado em poder fazer parte da Image Comics", afirmou o músico para o site Digital Spy. Marijuanaman chega às lojas no dia 20 de abril de 2011.
Fonte: http://surforeggae.ig.com.br/Noticia/1918/Ziggy+Marley+em+quadrinhos++Astro+do+reggae+vira+heroi+protetor+da+Ganja+em+HQ++.aspx

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quem é Jah?

Quem é Jah?

O nome Jah é muito utilizado no Reggae, não só em letras de músicas, mas também nos nomes das canções como “Will Be Forever Loving Jah”, de Bob Marley, e até mesmo nomes de bandas brasileiras como Tribo de Jah, Jah Live, Jahcarreggae, Jah I Ras, etc, e outras bandas e artistas internacionais como S.O.J.A (Soldiers of “Jah” Army), Jah Shaka , Jah Cure, Jah Servant, I JAH MAN, entre outros. Mas a pergunta que não quer calar é: Afinal de contas, quem é JAH? Será que nós o conhecemos?

JAH NA BÍBLIA

O que poucos talvez saibam, é que JAH está mais próximo de nós do que nós mesmos podemos imaginar. Você deve ter uma bíblia na sua casa, não tem? Pois é, se você tiver uma Bíblia na versão Almeida Revista e Corrigida no Brasil, você pode encontrar no salmo 68, versículo 4, os seguintes dizeres:

“Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome, louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é Já, exultai diante dele.”, ou então se for na versão do Pontifício Instituto Bíblico, a mesma passagem traz literalmente a palavra JAH, "pois o seu nome é JAH". Essa passagem pode ser ouvida na música "Grilhões", da antiga e excelente banda mineira, Rasta Joint (download). Essa versão da bíblia não é tão comum, na maioria vem escrito a palavra Senhor, ou Javé, ou Jeová. Na tradução em inglês, a palavra Jeová vem, em toda bíblia, descrita como JEHOVA, e simpaticamente é abreviada para "JAH".


Temos também a palavra que conhecemos em português como Aleluia (que significa Deus seja louvado). No inglês, podemos encontrar nas versões bíblicas Darby, John Nelson (Ed.1890), e também na conhecida versão King James, a palavra hebraica Hallelujah, para o mesmo significado, "Deus seja Louvado". Mas será que estamos falando de um mesmo Deus? Será que é deste Deus que os regueiros falam em suas músicas? A Resposta é SIM.

JAH, Yavé, Jeová, Yah, são apenas traduções para um mesmo Deus, o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó citado na Bíblia (Gênesis 50:24). A diferença é que os Judeus crêem apenas nos 5 primeiros livros (Torah) e mais alguns livros do antigo testamento, e crêem que o messias (JAH) ainda não veio para redenção do seu povo. Os cristãos crêem na mensagem da bíblia inteira, em Jesus (JAH) como único Senhor e Salvador, que já veio a terra e morreu para remissão dos nossos pecados, e também crêem na trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

Já os rastas, além disso, crêem na revelação de Selassie (JAH), na figura de Hailé Selassie, o qual passaram a chamar de Jah Rastafari, que foi regente da Etiópia de 1916 à 1930 e imperador do país de 1930 à 1974. Ao longo dos tempos, algumas palavras da bíblia foram ganhando traduções e abreviações diferentes.

Fonte: http://surforeggae.ig.com.br/noticias.asp?cat=31&id=1893&tipo=Coluna

Web Rádio

Salve Salve galera, nesse post vou indicar a melhor web rádio de Reggae da grande rede,
24 horas de som, alternando entre automático e dj's. Alem da galera ser gente boa.
E vamos de pedras!

www.radioreggae.com.br
www.radioreggae.com.br
www.radioreggae.com.br